Amamentaçãop

Amamentar em público...sim ou não?!

A amamentação em público é um tema que pode ser extremamente natural para uns e cheio de tabus ou inibições para outros. Sim ou não? Resposta certa? Será que há?

É bastante provável que em algum momento da vossa jornada como mamãs, se tenham deparado com olhares menos discretos ou até bastante reprovadores, enquanto amamentavam em público os vossos bebés. Pode até ter-vos acontecido que, em algum momento, tenham ouvido comentários pouco simpáticos ou sugestões de que poderiam amamentar num local mais recatado.

Estamos numa era em que a sociedade não vê com bons olhos a amamentação (vá-se lá entender como ou porquê) e que o pudor com o ato da amamentação chegou a extremos ridículos, na minha opinião. É aceitável mostrar mamas nos filmes e novelas, mas uma criança a ser amamentada é algo incomodativo e até chocante para muita gente. E penso eu, não será o momento de revermos as nossas prioridades?

Todos os mamíferos amamentam as suas crias, é a natureza na sua mais perfeita harmonia. E não vemos as leoas ou os elefantes a esconderem-se num buraco ou toca para amamentar as suas crias. Então, porque se acha hoje em dia que devemos ir para um canto resguardado ou casa de banho para amamentar os nossos bebés? Vocês seriam capazes de comer numa casa de banho?

Atenção! Não quero com isto dizer que se alguém se sentir desconfortável, em algum momento, não pode ou deve resguardar-se e afastar-se para dar de mamar. Cada mulher é livre de fazer o que achar melhor para si e para o seu bebé, e quem são os outros para dizer o contrário. Mas, pensem um pouco na beleza do ato de perfeita sintonia entre vocês e o vosso bebé que é amamentar, e pensem o que pode haver para esconder.

No início é perfeitamente natural que existam alguns receios ou inibições, ainda tudo é novo. Mas, dêem tempo e descontraiam e vão ver que tudo vai fluir da forma mais natural possível. As dúvidas vão transformar-se em confiança e os receios em à vontade.

Para as mamãs que não se sintam tão confortáveis com a exposição do seu corpo, podem recorrer às fraldinhas de pano ou aventais de amamentação. Tudo é válido quando se trata de amamentar o nosso bebé. Mas, acima de tudo, sintam-se confiantes, e se acharem que o melhor para vocês é retirarem-se para outro local para amamentar, façam-no sem julgamentos.

Mamãs, não deixem que esta sociedade influenciada por interesses, vos limite na vossa liberdade de alimentar o vosso bebé, seja onde for. A natureza é perfeita e se ela fez de nós mamíferos, então não escondamos aquilo que é tão natural. Amamentar em público...sim ou não? Então, porque não?!...

Comente este artigo