Whats App Image 2019 07 01 at 13 02 30

Animais de estimação e os nossos Bebés

Bebés e Animais

Mamãs de bebés humanos e bebés de quatro patas, andam por aí? Se vocês tal como nós já eram mães de coração de canídeos ou felinos, antes de terem os vossos pequenos amores, sabem bem que em algum momento ouviram na gravidez “ está na hora de te “desfazeres” dos animais”, “ ainda vão fazer mal ao bebé “, “não tens medo?”. E se forem tal como nós, vocês fizeram de conta que não ouviram nenhum desses comentários.

Hoje vamos falar-vos a duas vozes, duas mães, com duas experiências, sobre como foi adaptar um novo membro a uma família já bem preenchida. Dois retratos bem felizes para mostrar-vos que bebés e animais não só são compatíveis como podem ser uma combinação mais que perfeita.

O momento de chegada a casa com um novo bebé pode ser um foco de grande ansiedade e apreensão para a maioria dos pais, quando existem animais de estimação em casa.

“Quando estava grávida uma das minhas preocupações era que, o nosso cão Labrador, não estranhasse a chegada de uma nova pessoa ao Lar. Falamos com o criador do nosso cão e procuramos começar a ter presente um boneco connosco no sofá ou no colo para ele ir vendo algo diferente. Confesso que acabamos por fazer isso menos vezes do que pretendíamos, mas também porque conhecíamos bem o nosso cão e confiávamos nele. Outra coisa importante para nós foi que, em casa, o cão tivesse um “ninho” onde conseguíssemos garantir que ele ficasse, no caso de termos de “desviar o olhar” do bebé por um instante (babycoque no chão/sofá), e isso teve de ser treinado antes.” (Coral)

“Cá em casa já éramos uma família de cinco quando a Baby I nasceu. Mãe, pai, cão e dois gatos. Lembro-me perfeitamente do dia que a nossa pequena chegou e da reação medrosa dos patudos cá de casa. Foi um misto de curiosidade, medo, expectativa, mas ao mesmo tempo de intimidade, para eles e para nós. Eles já sabiam que ela vinha para ficar!” (Lavanda)


“No dia da chegada a casa, deixamos de imediato que o nosso cão cheirasse a bebé. Procuramos nunca repreender, se ele fosse mais bruto e tentamos sempre elogiá-lo e dar-lhe uma recompensa sempre que corresse bem. Procurávamos que ele apenas cheirasse a zona dos pés de início, por uma questão de higiene e falta de defesas de uma bebé recém-nascida, e tentamos sempre continuar a dar-lhe atenção. Esta foi a parte mais complicada pois, infelizmente, sentimos que o nosso cão, nos primeiros meses, ficou mais triste e abatido.” (Coral)

A integração dos nossos bebés na rotina dos nossos patudos, é um passo muito importante para todos. O dia a dia em família deve ser feito de momentos de partilha e de inclusão.

“Foi muito importante tentar manter ao máximo as mesmas rotinas, para que o nosso cão não se sentisse excluído. A Pediatra da nossa bebé também nos deu carta-branca para, com as devidas precauções, manter tudo igual em casa, principalmente, frisando o facto de que não deveríamos mudar coisas importantes, como impedir o cão de entrar em casa! E frisou sempre o facto de que, se o cão fazia parte das nossas vidas, mais cedo ou mais tarde ela teria de ter contacto com ele e desde cedo iria começar a ganhar defesas e evitar alergias futuras.” (Coral)


“O berço da I foi local de dormir dela e dos gatos em muitas noites, eles adoravam aquecer os pezinhos dela. Nos primeiros meses estivemos mais atentos às interações entre eles, apenas para tentar perceber melhor o comportamento dos gatos junto da I, mas rapidamente percebemos que não existia motivo para preocupação. A nossa cadela sempre foi bastante medrosa e ainda hoje tem uma relação cautelosa com a I ( que também é muito terrorista), mas nunca tivemos qualquer incidente com elas. Infelizmente hoje em dia, a nossa bebé consome muito do nosso tempo, o que significa que existe menos tempo para miminhos e brincadeiras com os nossos animais e, principalmente a nossa cadela, sentiu bastante a mudança de ritmo de vida e de disponibilidade. Tentamos dar-lhe o máximo de atenção possível, mas notamos que ela fica mais tristonha e carente, mas o segredo é tentar arranjar momentos e que possamos incluir todos os membros da família em brincadeiras ou apenas num miminho no sofá todos juntos.” (Lavanda)

“Hoje em dia, a relação da nossa bebé com o nosso cão é sem dúvida incrível. Ela não o larga, nem ele a ela! Quando aprendeu a gatinhar, ele empurrava-a no rabo por instinto (como fazem aos cães bebés) e desde que começou a andar derrubou-a muiiitas vezes (e ainda derruba), mas são inseparáveis e ela está agora a entrar na fase de tentar “andar” em cima dele! São amigos para a vida e não mudaria nada do percurso desta amizade de muitas lambidelas, abraços e beijos!” (Coral)


“A hora da refeição é sempre de partilha entre eles. A I adora alimentar os bichos enquanto come e adora que lhe venham lamber as mãos no final (ri-se à gargalhada). Quando lhe pergunto quem é a nossa família a I começa sempre pela mãe e o pai mas nunca esquece os seus três amigos de quatro patas. Os nossos quatro pestinhas têm uma relação super saudável e tenho a certeza que a I já não saberia viver sem a companhia dos seus amigos fiéis.” (Lavanda)

Para todas as mães e pais que têm animais de estimação e que estão à espera da chegada de um bebé, esperamos sinceramente que estas experiências vos animem e sosseguem. Os animais são ótimos aliados no saudável desenvolvimento dos nossos bebés e são verdadeiros companheiros para a vida deles. Ser mãe/pai não deve implicar mudanças tão significativas na sua vida como deixar de ter um animal no seu lar. Na nossa opinião, animais e bebés são a combinação perfeita para fazer do seu lar um sítio feliz e cheio de amor.

u
uapeudad

http://mewkid.net/who-is-xandra/ - Buy Amoxicillin Online <a href="http://mewkid.net/who-is-xandra/">Buy Amoxicillin</a> mws.fgaw.umaduziamaisdois.pt.nsk.vq http://mewkid.net/who-is-xandra/

a
apigireqo

http://mewkid.net/who-is-xandra/ - Amoxicillin No Prescription <a href="http://mewkid.net/who-is-xandra/">Amoxicillin No Prescription</a> mmp.vkru.umaduziamaisdois.pt.nna.do http://mewkid.net/who-is-xandra/

u
ureqdiliwipig

http://mewkid.net/who-is-xandra/ - Amoxicillin 500mg Capsules <a href="http://mewkid.net/who-is-xandra/">Buy Amoxicillin Online</a> ttx.llgl.umaduziamaisdois.pt.ydr.ih http://mewkid.net/who-is-xandra/

y
yuyubopje

http://mewkid.net/who-is-xandra/ - Amoxicillin Online <a href="http://mewkid.net/who-is-xandra/">Amoxicillin 500mg Capsules</a> fzp.oosv.umaduziamaisdois.pt.otf.zk http://mewkid.net/who-is-xandra/

Comente este artigo