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Exercício na Gravidez

Quando engravidamos acabamos eventualmente por ouvir: estás mais gordinha?! É nesse preciso momento que pensamos, socorro será que estou assim tão mal?! Preciso fazer exercício o mais rápido possível.

A verdade é que existem alterações na gravidez a diversos níveis: fisiológicas, metabólicas, pulmonares, hormonais e músculo-esquelético. Logo a nossa preocupação não se pode focar única e exclusivamente no peso, mas sim na atenuação de todas as alterações implícitas.

Para terem uma ideia, se analisarmos as alterações do músculo-esquelético: a parede abdominal fica mais fina, causando desconforto e dores de costas, o centro de gravidade avança, começando a aparecer as hiperlordoses a partir do segundo trimestre. Aí os ombros rodam para a frente, o peso do peito aumenta provocando as cifoses, os músculos pélvicos ficam mais fracos devido ao peso do útero, e para juntar a tudo isto temos o aumento generalizado de peso.

A verdade é que podemos fazer algo para atenuar todas estas alterações. E vocês perguntam, como? E eu respondo, exercício físico, juntamente com uma alimentação equilibrada.

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Para além de conseguir controlar o aumento de peso com o exercício, ajuda a minimizar as alterações posturais, fortalece os tendões e ligamentos, ajuda de forma antecipada na recuperação, prevenção da incontinência urinária, melhora a circulação sanguínea e por consequência sentimos-nos bem ao nível psicológico, aumentando a nossa auto-estima.

Por isso, vamos começar a fazer exercício?

Não devem ser esquecidos os seguintes passos:

1º Obter autorização médica

2º Se já praticam exercício, podem continuar a fazer exercício moderado, evitando as cargas pesadas; mas se têm uma vida sedentária só devem iniciar no segundo trimestre

3º Vamos a isto?.. Se não gostas de ir ao ginásio deixo-te em baixo alguns exercícios que podes fazer em casa de forma simples e em segurança.

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Bom treino!

C
Catarina

????

U
UmaDuziaMaisDois

Obrigada a todos pelo apoio! Manter alguma atividade física foi sem dúvida essencial para todas nós termos levado a cabo uma gravidez saudável! :)

N
Nuno Miguel

Excelente artigo !! Parabéns.

f
fatima

Bons conselhos como sempre vindos da Daniela

G
Gi

Bons conselhos e grávida linda ????

M
Maria Manuela

Eu já sou mãe há algum... tempinho ????, e acreditem que hoje vive-se a maternidade de uma forma mais consciente, dantes era tudo muito empírico. Por isso, delicio-me com este blogue. Parabéns, Dany, a tua experiência é super importante para ajudar a futura mamã a ser ainda mais feliz????

C
Carla

Parabéns ???? Texto com informação pertinente e clara e com algumas ferramentas práticas tão importantes ter nesta fase da vida !

B
Beatriz Macedo

Concordo plenamente, com o texto acima descrito pela Daniela. Desde que não haja contra- indicações médicas, faz muito bem à saúde da mãe e do filho, devido à libertação de endomorfinas. Bj

S
Sara OLIVEIRA

???????? Bigada pela ajuda !!! Pa kem n gosta de ir ao gym !!!

F
Frederico

Sempre a pôr as mamãs em forma ???? muito bem! Parabéns pelo blog, está muito giro!

L
Lurdes

Muito obrigado muito bem explicado. Uma ajuda mesmo para mim que foi agora mãe aos 40

F
Filipa

Fiz exercício na gravidez até às 32 semanas.. Facilitou imenso o parto e o pós-parto.. excelentes dicas e exercícios ????

M
Mimo

Exercício na gravidez...eu fiz! E tu? :) Obrigada amiga por todos os conselhos e dicas! LY <3

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